estudo dirigido 4 a 19
4) Descreva algumas das evidencias relacionadas dos fenômenos de priming e percepção pré-consciente.
As informações que estejam disponíveis ao processamento cognitivo, mas que atualmente estão fora da consciência, existem no nível pré-consciente da consciência. A informação pré-consciente inclui memórias armazenadas que não estamos usando em um determinado momento, mas que podemos acessar quando delas necessitarmos. O priming ocorre quando o reconhecimento de determinados estímulos é afetado pela apresentação anterior do mesmo estímulo. Entretanto, o priming acontece mesmo quando os estímulos de priming são apresentados de maneira que não permite sua entrada na consciência. Outro exemplo de possíveis efeitos de priming e processamento pré-consciente podem ser encontrados em um estado definido como teste de intuição.
5) Qual a diferença entre o processo de habituação e desabituação? Por que a habituação e a desabituação são de particular interesse para os psicólogos cognitivos? Habituação é o processo peça qual nós paramos de responder a determinado estímulo, ou seja, vamos nos acostumando com o mesmo até passar a ignora-lo, enquanto a desabituação é o contrário, quando passamos a novamente perceber algo que havíamos nos acostumado a ignorar. E são de exclusivo interesse do psicólogo cognitivo por se tratar da forma pela qual a mente trata determinado estímulo.
6) Defina e dê um exemplo de ATENÇÃO CONCENTRADA, ATENÇÃO SUSTENTADA e ATENÇÃO DIVIDIDA. A atenção concentrada é um tipo de atenção em que nos concentramos apenas no que estamos fazendo, ou lendo, ou ouvindo, excluindo todo o resto a nossa volta. A atenção sustentada é o tipo de atenção em que se permanece atento a uma tarefa por um longo período de tempo com uma resposta ativa. A atenção dividida é o tipo de atenção em que se é possível desempenhar mais de uma tarefa por vez.
7) Escolha uma das teorias da atenção e explique como as evidências de detecção