Processos Administrativos
O processo é formado por quatro funções básicas da administração: Planejamento,Organização, Controle e Direção.
Planejamento: É a maneira pelo qual pessoas e organizações relacionam-se com o futuro de forma racional. Segundo Chiavenato, o planejamento consiste em uma tomada de decisões antecipadas e reflete sobre o que deverá ser feito, ou seja, do ponto de vista formal, planejar consiste em simular o futuro desejado e, de forma racional, estabelecer antecipadamente os cursos de ação necessários e as ferramentas adequadas para atingir os objetivos. Com ele definimos onde pretendemos chegar, o que deverá ser feito, de que maneira, e em que seqüência podemos produzir de forma estruturada o plano ( produto do planejamento).
Etapas do planejamento:
1) Estabelecimento de objetivos – Momento em que os objetivos são definidos. Os objetivos deverão apontar resultados desejados e os pontos a alcançar
2) Tomada de decisão – Existem quatro processos de tomadas de decisões, são eles:
I – Experiências passadas: Analisar o passado para definir o futuro. (modelo mais usado pelas organizações).
II – Experimentação: Experimentar as alternativas. (modelo menos usado pelas organizações).
III- Árvore de decisões: Serve para tomar decisão de forma menos intuitiva e mais racional. E o que é isso? É escolher entre as opções aquela que vai trazer melhor valor e maior possibilidade de acerto, ou até menor impacto negativo (quando já sabemos que haverá de qualquer jeito um resultado negativo)
IV – Modelos matemáticos ou pesquisa operacional: é o uso de modelos matemáticos que auxiliam a decisão em relação às suas escolhas.
A base da decisão nas organizações é uma