Processos administrativos
“O Planejamento é uma técnica para absorver a incerteza sobre o futuro e permitir maior consistência no desempenho das organizações”
(Idalberto Chiavenato, Administração teoria, processo e prática. P138)
Planejamento é a primeira função administrativa, exatamente por ser à base das outras funções. O planejamento é a função que determina, antecipadamente, quais são os objetivos a serem atingidos, e como se deve fazer para alcançá-los.
O planejamento se da início com a determinação dos objetivos, detalhando como fazer para atingi-los com eficiência e eficácia, enfim no planejamento se define onde ser quer chegar, como deve ser feito, quando e qual a seqüência.
Planejamento é uma técnica que permite uma maior consistência no desempenho das organizações. É elaborado de formas diferentes, nos vários níveis organizacionais, por isso existem três níveis de planejamento:
Planejamento Estratégico;
Planejamento Tático;
Planejamento Operacional.
1.1 OS TRÊS NÍVEIS DO PLANEJAMENTO
PLANEJAMENTO ESTRÁTEGICO
Planejamento realizado a nível Institucional. É um conjunto de tomada sistemática de decisões para empreendimentos que deveriam afetar a empresa como um todo.
O planejamento estratégico procura especificar como fazer para alcançar os objetivos, e para ser levado adiante, normalmente, precisa-se ser implementado nos níveis hierárquicos mais baixos das empresas, onde as tarefas são executadas.
Uma ferramenta muito importante, que auxilia na gestão estratégica é o Balanced Scorecard, pois ele reúne as principais perspectivas envolvidas, como: Financeiro, clientes, processos internos e desenvolvimento de pessoas.
Planejamento da Ação Empresarial. 06
O Planejamento Estratégico tem como característica:
É projetado para o longo prazo;
Envolve a empresa como um todo;
É voltado para eficácia da organização;
Está voltado para as relações entre a empresa e seu ambiente de tarefa;