Processos administrativos
CURSO DE GESTÃO COMERCIAL
PROCESSOS GERENCIAIS
PROCESSO ADMINISTRATIVO
TUTOR A DISTÂNCIA
SÃO PAULO
09/2012
INTRODUÇÃO
Há milhares de anos que existem pessoas responsáveis pelo planejamento, pela organização, pela direção e pelo controle. Em relação às pirâmides de Egito, se tem conhecimento de que para se fazer uma era necessária mais de mil pessoas durante vinte anos. A Bíblia (Êxodo 18:13-27) nos relata como o pai de Zípora, mulher de Moises, de nome Jetro, sugere a necessidade de administradores para delegar autoridade em uma grande organização, e de se envolver somente nos casos pouco convencionais ou excepcionais que não pudessem ser resolvidos por administradores de níveis inferiores. A Igreja Católica Romana possui na atualidade uma estrutura que foi essencialmente estabelecida no século II d.C.
Ao inserirmos neste trabalho nosso conceito sobre ação ou dinâmica organizacional relacionada intimamente com o papel de administrar, fundamentamos nossos pontos de vista através de conceitos, exemplos e situações reais que ao serem exploradas enriquecem seu conteúdo e possibilitam uma maior compreensão.
PLANEJAMENTO
O planejamento é uma ferramenta da administração e como tal o seu uso é indispensável para o sucesso da gestão das empresas.
A necessidade de um bom relacionamento entre a organização e seu ambiente externo, fica cada vez mais evidenciada com o advento da globalização, pois as mesmas procuram se estruturar, reduzindo hierarquias e corrigindo distorções, para buscar uma adequação de seus custos juntamente com uma qualificação primorosa, e com isto obter uma maior qualidade nos seus serviços.
Necessário se faz então o planejamento. Planejar é definir os objetivos e escolher o melhor curso de ação para alcançá-los, pois as empresas não trabalham na base da improvisação. O planejamento define aonde se quer chegar, o que deve ser feito, quando deve ser feito e em que sequência, sendo uma