processos administrativos
1.1.DEFINIÇÕES (O QUE É) E OS TIPOS DE PLANEJAMENTOS
Planejar é definir objetivos, verificar o estado atual das coisas, desenvolver premissas sobre condições futuras, identificar meios para alcançar os objetivos e implementar os planos de ações necessárias.
Dentro desta função totalmente voltada para o futuro ter-se algum tipo de controle sobre o futuro, colocam-se atividades como elaboração de previsões, fixação de objetivos, programação, ornamentação e a definição de políticas e procedimentos.
Segundo Diniz o planejamento representa a primeira função administrativa, por ser exatamente a que serve de base para as demais funções, como organização, direção e controle. Na verdade, o planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais são os objetivos a ser atingidos e como se deve fazer para alcança-los da melhor maneira possível. Trata-se de um modelo teórico para a ação futura.
Veremos os três níveis distintos de planejamento: Fonte: retirado do livro – Processo Administrativo - PLT
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: É o planejamento mais amplo e envolvente e abrangente toda a organização como um sistema único e aberto.
PLANEJAMENTO TÁTICO: É o planejamento elaborado em cada departamento no nível intermediário da organização. Cada unidade organizacional deve elaborar seu planejamento tático subordinado ao planejamento estratégico.
PLANEJAMENTO OPERACIONAL: É o planejamento que se refere a cada tarefa ou atividade em particular.
No fundo, o planejamento é uma técnica para absorver a incerteza sobre o futuro e permitir maior consistência no desempenho das organizações.
1.2.APRESENTAR UMA PESQUISA COMPARATIVA
Planejamento Estratégico – Diniz Planejamento Estratégico - Pagnoncelli
• É projetado para longo prazo,seus efeitos e consequências estendem-se por vários anos;
• Envolvem a empresa como uma totalidade,abrange todos os seus recursos e áreas de atividade e preocupa-se em atingir objetivos globais da organização;
• É