processo
Para que um processo ocorra são necessários três etapas, o contexto de hardware de software e o espaço de endereçamento.
:: Contexto de Hardware Quando um processo é executado, todo o seu contexto de hardware é armazenado no registros do processador, quando o processo perde a utilização da UCP todas as informações são salvas no contexto de hardware do processo. Nos sistemas multiprogramáveis onde os processos usam a UCP, cada processo pode ser interrompido e depois retornado ao ponto que paro. Toda vez que ocorre essa mudança o registrador salva as informações da UCP e retorna depois do fim do processo. Isso se chama mudança de contexto.
:: Contexto de Software No contexto de software os recursos do processo são divididos em três etapas, identigicação, quotas e privilégios. Na identificação cada processo recebe uma identificação, chamada de PID, com essa identificação o sistema operacional pode alterar qualquer características ou fazer referência a outros processos. Na Quota são definidos os limites que cada processo vai ter, caso os recursos dados sejam insuficiente o processo fica lento, para ou não é executado. Privilégios são ações que cada processo pode fazer sobre ele mesmo.
:: Espaço de Endereçamento Cada processo tem seu espaço de endereçamento, isso quer dizer que cada processo tem seus dados armazenados para execução, onde cada processo contém seu próprio espaço de endereçamento. Processo
Para que um processo ocorra são necessários três etapas, o contexto de hardware de software e o espaço de endereçamento.
:: Contexto de Hardware Quando um processo é executado, todo o seu contexto de hardware é armazenado no registros do processador, quando o processo perde a utilização da UCP todas as informações são salvas no contexto de hardware do processo. Nos sistemas multiprogramáveis onde os processos usam a UCP, cada processo pode ser interrompido e depois retornado ao ponto que paro. Toda vez que ocorre essa mudança o