Processo
Numa situação concreta, o destinatário da norma adota uma conduta conforme a descrição objetivada há o funcionamento normal do direito, uma vez que tutela é amparar, defender, proteger. É o andamento do processo, com efeito, visando segurança e proteção com agilidade e eficiência de forma rápida e adequada aos direitos e pretensões materiais. Significa a maior identidade possível entre o resultado do processo e o cumprimento espontâneo das regras de Direito material.
2) Pode-se afirmar que a tutela jurisdicional, para ser efetiva, deve ser idealizada sob a perspectiva do direito material?
Sim, pois é imprescindível a adaptação dos procedimentos às necessidades das relações de Direito material.
3) Como fica a segurança jurídica quando se fala em processo civil de resultados ou efetividade do processo?
Um sistema processual pode optar por conceder a tutela jurisdicional segura após plena e exauriente cognição, com o risco de prestar referida tutela inutilmente em face da demora nessa cognição, ou pode estabelecer certos requisitos que possibilitem ao julgador antecipar as consequências fáticas da prestação jurisdicional. Nenhuma dessas alternativas é ideal e isenta de riscos, mas o processualista necessita capacitar-se de que o instrumento com que ele labora não poderá jamais oferecer uma solução absolutamente ideal e imune a qualquer inconveniente com afirma Ovídio A. Baptista da Silva.
4) Quais as cautelas necessárias para a criação de modelos processuais tendentes á prestação de um serviço jurisdicional mais eficiente?
Viabilizar o encurtamento do tempo do processo tornando-o mais efetivo, distribuindo o tempo do processo por meio de tutelas jurisdicionais diferenciadas, elaboradas a partir de técnicas de cognição ou de execuções diferenciadas, garantindo a celeridade de sua tramitação. Repensar a estrutura dos procedimentos, rever conceitos clássicos e novos modelos com o intuito de