Processo Seis Sigmas
É uma metodologia focada na eliminação dos defeitos de processos dentro de uma organização e que tem como objetivo principal proporcionar aos seus clientes um serviço/produto próximo da perfeição.
Para Pande, Neuman e Cavanagh (2001), Seis Sigma é:
[...] um sistema abrangente e flexível para alcançar, sustentar e maximizar o sucesso empresarial. Seis Sigma é singularmente impulsionado por uma estreita compreensão das necessidades dos clientes, pelo uso disciplinado dos fatos, dados e análise estatística e pela atenção diligente à gestão, melhoria e reinvenção dos processos do negócio.
O programa Seis Sigma nasceu em 1987, com o objetivo de capacitar a Motorola para enfrentar seus concorrentes, que fabricavam produtos de qualidade superior a preços menores. A partir de 88, quando a Motorola foi agraciada com o Prêmio Nacional de Qualidade Malcolm Baldrige, o Seis Sigma tornou-se conhecido como o programa responsável pelo sucesso da organização. Porém, tornou-se internacionalmente reconhecida nos anos 90, através da dedicação pessoal do então na época CEO da General Eletric, Jack Welch.
No entanto o programa pode ser entendido de uma maneira mais ampla, como mostrado abaixo:
• Escala: É usada para medir o nível de qualidade associada a um processo, transformando quantidade de defeitos por milhão em um numero na escala sigma. Quanto menor o valor alcançado, maior o nível de qualidade.
• A meta: O objetivo do seis sigma é chegar muito próximo a zero defeito – 3,4 defeitos para cada milhão de operações realizadas.
• O benchmark: É utilizado para comparar o nível de qualidade de produtos, operações e processos.
• A estatística: É uma estatística calculada para a avaliação do desempenho das características críticas para a qualidade em relação às especificações.
• A filosofia: Defende a melhoria contínua dos processos e da redução de variabilidade, na busca de zero defeito.
• A estratégia: é baseada no relacionamento existente entre projeto,