Aps 1 sem
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
BHASKARA – MATEMÁTICO
ARISTOTELES – FILÓSOFO
EINSTEIN – FÍSICO
Adauto Estanislau de Melo
Guilherme Antonio Brusolati Albertoni
Juliano Hartmann Aparecido
Walquiria Iavolski Lira Castro
JUNDIAI-SP
2013
RA B78664-7
RA B63386-7
RA B5941I-4
RA B8570I-8
Biografia de Aristóteles
Considerado por alguns como o maior pensador de todos os tempos,
Aristóteles nasceu no ano de 385 a.C em Estagiros, cidade da Trácia, na costa do mar Egeu onde hoje se situa Stavro. Filho de Nicômaco, médico e considerado um dos homens mais cultos de sua profissão. Nicômaco vivia na corte de Macedônia e era médico e amigo do rei Amimam II, tendo escrito seis volumes de medicina e um de física, isto é, provavelmente, de ciências naturais. Segundo a compilação bizantina Suda, Nicômaco é neto de Esculápio, considerado o deus da Medicina e da cura na mitologia greco-romana.
É natural que Aristóteles dele tenha herdado não apenas alguns conhecimentos de medicina mas também o gosto pela observação direta das coisas que evidencia nas suas obras. Naquela época a profissão de médico era transmitida de pai filho, e ao falecer Nicômaco deixou grande legado ao filho Aristóteles com apenas dezesseis anos. Próxeno, um amigo próximo da família, se encarregou de sua educação.
Aristóteles se destacava pela sua excepcional inteligência. No ano de 367 a.C foi para Atenas prosseguir seus estudos e conheceu Platão, quando este retorna da
Sicilia e retoma o magistério na Academia, tornando-se um de seus mais assíduos alunos. Permaneceu lá por 20 anos como aluno e professor, afastou-se após a morte do mestre em 347 a.C. para seguir o seu próprio caminho, mas sem cessar de testemunhar-lhe respeito e continuando a conservar do mestre uma grata lembrança. Ficou célebre a frase que se lhe atribui a justificar a ruptura: "Sou amigo de Platão, mas ainda mais da verdade".
O rei Filipe, da Macedônia, o torna