APS 1
CURSO: TGRH 4° Período
APS 1 -10 pontos
Faça um resumo discorrendo sobre os métodos mais utilizados para coleta de dados para descrição e análise de cargos.
MÉTODOS DE COLETAS DE DADOS
O primeiro ponto que deve ser discutido é como serão coletados os dados para análise de cargos. Tradicionalmente costuma ser utilizados um dos seguintes métodos:
Observação local;
Questionário;
Entrevista;
Métodos combinados.
MÉTODO DA OBSERVAÇÃO LOCAL Método rudimentar de análise de cargos. É utilizado para cargos cujas tarefas envolvam operações manuais ou tarefas simples e repetitivas, ou seja, quando as tarefas que compõem o cargo podem ser descritas e especificadas a partir da simples observação do funcionário trabalhando. Em geral, é utilizado para cargos do grupo ocupacional operacional. Vantagens:
Permite melhor compreensão dos objetivos de cada tarefa, das relações do cargo com outros, e da operação envolvendo máquinas e equipamentos.
Permite verificar in loco as responsabilidades impostas ao ocupante do cargo e as condições ambientais onde são desenvolvidos os trabalhos.
Não há necessidade de o colaborador paralisar o trabalho.
Desvantagens:
Método moroso, que encarece o processo de coleta de dados, pois exige muito tempo do analista de cargos.
Geralmente as observações têm de ser completadas, uma vez que surgem dúvidas sobre as tarefas e especificações do cargo.
Método restrito para a análise de cargos cujas tarefas sejam simples e repetitivas.
MÉTODO DO QUESTIONÁRIO Método muito utilizado e indicado para todos os grupos ocupacionais. Geralmente são elaborados questionários-padrão, um para cada grupo ocupacional, pois os fatores de especificação são diferentes. Quando os questionários forem usados para a coleta de dados dos cargos do grupo ocupacional operacional, recomenda-se que sejam preenchidos pelas gerencias. Antes da distribuição dos questionários, os colaboradores devem ser devidamente esclarecidos quanto aos