1 SEM APS
ICS – CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA (APS)
Aluno (a): Bianca Barros Fortes Machado
Matrícula: C294GH-6 Turma: EF1A36 Turno: Manhã
A influência da mídia no papel do profissional da Educação Física nas academias
1. APRESENTAÇÃO DA ATIVIDADE
TEMA: Corporeidade: o corpo como objeto de consumo
DISCIPLINAS DO SEMESTRE RELACIONADAS AO TEMA: Corporeidade e motricidade humana / Filosofia e dimensão histórica da Educação Física
OBJETIVO DO TRABALHO DE APS:
Tenho como objetivo desenvolver este trabalho acadêmico para refletir criticamente sobre as diversas facetas do paradoxo expresso na atual modalidade de "bem-estar" / "mal-estar", com ênfase em seus "excessos" para a busca do corpo perfeito com métodos não recomendados como dietas milagrosas, cirurgias plásticas e uso da internet como base para isso.
JUSTIFICATIVA:
Torna-se de fundamental importância para o profissional da Educação Física conhecer e tratar do assunto “o corpo como objeto de consumo”, para conhecer melhor e saber lidar com o público que cuida do corpo com a influência da mídia dentro dos clubes, academia, spas e afins, buscando sempre uma melhoria das condições de saúde geral e não apenas do corpo perfeito.
2. DESENVOLVIMENTO
Questões relativas ao corpo, embora presentes no mundo acadêmico, estão longe de serem esgotadas. Apesar de estudos abordarem, sob os mais diversos olhares, algumas perspectivas sobre o corpo e o processo de construção corporal, ainda sim podemos encontrar lacunas nesse objeto de estudo tão rico e difundido nas mais diversas áreas de conhecimento.
Uma das abordagens possíveis para esse objeto, e já realizada em alguns âmbitos, é a sua imersão na chamada cultura do consumo e as consequências desse processo nas relações da sociedade contemporânea da qual fazemos parte. O corpo é um dos objetos que assume valores simbólicos relevantes na