Processo seis sigma
Os Seis Sigmas (SS) é uma ferramenta estratégica de gerenciamento de processos e produtos, sendo bem aceita por combinar melhoria de qualidade e otimização de resultados financeiros, revolucionando os negócios empresarias e maximizando os resultados.
A filosofia do programa SS enfatiza um controle estatístico da qualidade para definir os padrões de excelência operacional orientado para prevenção, sendo um dos principais métodos para a melhoria continua dos processos e fixação de referenciais competitivos.
Varias definições do SS são encontradas na literatura algumas até controversas, mesmo com toda esta gama de definições sua abordagem e forma de implementação são únicas e poderosas, pois todas as definições enfatiza que a melhoria continua da qualidade é essencial.
O SS surgiu entre os anos de 1986 e 1987 quando a Motorola adotou um programa de administração participativa que visava medir e monitorar seu desempenho deforma a satisfazer as exigências de seus clientes.
O SS consiste basicamente em dois métodos o DMAMC (ou DMAIC) e o DMEDI. O DMEDI é aplicado para á criação de um novo processo o de um novo produto na empresa; já o DMAMC é aplicado na melhoria de um produto ou processo já existente, este é dividido em cinco fases: definir, medir, analisar, melhorar e controlar.
A implementação do SS deságua na melhoria do desempenho de toda equipe, porem esta implementação deve iniciar-se pela alta liderança que deve ser treinada sobre princípios e ferramentas adequadas, para que assim estes possam preparar toda a organização de forma que esta venha a aceitar esta implementação. E assim desenvolver sistemas que estabeleçam uma comunicação mais próxima com clientes, funcionários e fornecedores.
Desenvolver e promover treinamentos de cima para baixo em ferramentas de melhorias de sistemas, técnicas e filosóficas. Desenvolver uma estrutura para a melhoria continua de processos, por meio de indicadores de monitoramento do