Processo Produtivo do Café
1. Chegada á fábrica Os grãos de café chegam á fabrica limpos, separados, despolpados, e já classificados com as exigências feitas por nossa empresa ao nosso fornecedor em Poços de Caldas , então são despejados em uma máquina de limpeza extra e logo após armazenados diretamente no torrador.
2. Limpeza Extra
Este equipamento permite diversas operações de limpeza do café, obtendo uma limpeza ambiental total.
Com o seu exclusivo sistema que combina vibração com inclinação da tela e regulagem do fluxo de ar, proporciona uma alta eficiência na remoção de pó, areia, barbantes, plásticos, pedras, paus e metais.
O café entra na parte superior e sai na parte frontal inferior, o pó e as partículas leves são levados pelo ar de exaustão e separados no ciclone e no filtro de mangas, as pedras são separadas pela vibração e saem na parte trazeira inferior. Já os metais são separados por uma grade de ímãs na entrada do produto e as partículas maiores são separadas pela tela e saem na parte frontal.
Quando chegam á fábrica passam por uma limpeza extra, para garantir a qualidade do café e satisfações dos nossos clientes. Possui a capacidade de 6.000 a 12.000 kg/hora.
3. Torra Durante o processo de torrefação, o café é submetido a grandes transformações físicas, definindo, assim, qual será seu aroma e sabor. A água evapora e os grãos de café tornam-se crocantes. Os grãos de café ficam mais leves e aproximadamente 25% maiores. A torrefação do café é um processo que diz respeito à cozedura dos grãos de café e à forma como se estabelece o seu aroma e sabor final. É um processo muito fácil de ser realizado e pode dividir-se em três etapas principais:
3.1 A introdução dos grãos de café no torrador Inicialmente, os grãos são colocados num torrador, que é uma máquina utilizada na torrefação, uma espécie de misturadora que funciona a gás, óleo diesel ou cavacos de madeira e que tem a missão de secar e cozer todos as partículas de