Qualidade
1. O processo de produção a ser estudado
O processo de produção a ser estudado consiste na produção agrícola da commodity café. O estudo tem como foco as fases de colheita e pós-colheita do processo produtivo. A produção agropecuária possui algumas especificações que a diferenciam da produção de outros bens manufaturados. São elas:
• Sazonalidade da produção: A agropecuária sofre influência das condições climáticas para sua produção, com isso surgem implicações como, variações de preços na entressafra; necessidade de infraestrutura de estocagem e conservação; período de maior utilização de insumos e fatores de produção; características próprias de processamento e transformação da matéria-prima e logística mais exigente e mais definida.
• Fatores biológicos: doenças e pragas – No campo e após a colheita, os produtos agropecuários estão sujeitos ao ataque de pragas e doenças. O controle desses fatores implica a elevação de custos, riscos para operadores e para o ambiente, e resíduos tóxicos que podem ser levado até os consumidores.
• Perecibilidade rápida: Mesmo após a colheita, a atividade biológica dos produtos agropecuários continua em ação. Com isso, a vida útil desses produtos tende a ser diminuída, tornando-se mais um fator a ser gerenciado.
Na organização rural, encontra-se a área de produção, que está relaciona com a utilização de recursos materiais necessários para a operação da organização. Existem quatro pontos importantes a serem destacados no processo produtivo do café: A quantidade produzida, produtividade, qualidade do produto e custos. A quantidade produzida é a quantidade física de um determinado produto em um determinado período e está relacionada com a renda total da organização. Já a produtividade é a quantidade