Processo perceptivo
Atenção: É uma fase critica no processo decisório ,por isso a maior parte de informações disponíveis é filtrada de forma que algumas entre no sistema e outras não já que as características da pessoa perceptiva afetam o modo como a atenção é dirigida e a nossa atenção atraída mais facilmente para objetos que confirmem nossas expectativas.
Organização: Na fase de organização simplifica-se e organiza mais os dados sensoriais acessados.Um dos métodos é “amassar” vários pedaços de informação em uma única peça que possa ser processada mais facilmente.Usando esse processo de amansamento,podemos memorizar muito mais de 40 números, o que atesta a eficiência desse tipo de processo de organização.Essas informações não numéricas são denominadas esquemas.
Esquemas: São estruturas cognitivas que agrupam unidades discretas de informação perceptiva de um modo organizado.Os dois tipos de esquemas importantes para se entender o processamento de informações sociointerpessoais são os scripts e os protótipos.
Os esquemas que envolvem sequências de ações são chamados de scripts pela simples razão de que se assemelham ao material utilizado em filmes ou peças de teatro.Quando o objetivo é a precisão perceptiva, o esclarecimento desses scripts é essencial.
Protótipos: são esquemas que nos habilitam a “ amontoar” informações sobre características das pessoas.Os protótipos as vezes carregam excesso de bagagem e com isso podem refletir a pessoa com precisão.
No comportamento organizacional, o protótipo do líder é composto de 12 características.Segundo Robert Lord as pessoas que exibem a maioria dessas características são vistos como lideres e lideres são cistos como