Gestalt
A teoria da Gestalt é estudada em Psicologia da Educação em virtude da sua contribuição para o entendimento dos processos de desenvolvimento e de aprendizagem.
Desenvolvimento
O processo de desenvolvimento é explicado pela maturação do sistema nervoso e das estruturas perceptivas que o sujeito já traz ao nascer.
Aprendizagem
A Gestalt salienta a importância da percepção no processo de aprendizagem. A aprendizagem é explicada como um insight, uma revelação, que pode ser entendido como uma organização súbita do campo perceptivo a fim de configurar uma totalidade.
O insight ocorre quando se percebe a relação entre o estímulo e o campo.
A aprendizagem é determinada pela configuração dos estímulos; consiste em perceber relações; consiste em estruturar o campo perceptivo; consiste na reação a totalidades e não a elementos isolados. Se a aprendizagem ocorre por insight, cabe ao ensino tratar de organizar os estímulos de maneira a facilitar o processo perceptivo.
Mais Problemas de aprendizagem
Se a aprendizagem depende da percepção, o problema de aprendizagem estará ligado a falhas no processo perceptivo. Aquele que tiver falhas na estrutura perceptiva terá dificuldades em organizar o campo perceptivo a fim de constituir totalidades, ou seja, apresentará dificuldades na obtenção de insights. A explicação das dificuldades de aprendizagem estará centrada no sujeito.
3.2. Gestalt e Educação
Princípios da Gestalt na educação
Os princípios da teoria da Gestalt estão presentes na compreensão do fenômeno de aprendizagem. Portanto, são importantes para o ensino:
O aluno mais inteligente terá mais facilidade para obter insights.
A experiência passada, apesar de não resolver o problema, facilita a compreensão de uma nova situação.
O insight é facilitado se os estímulos estiverem organizados de forma a facilitar a percepção.
Oferecer a oportunidade de agir sobre os elementos do meio para