Resumo sistemas operacionais
Aula 1 – Primeiro Slide
Na primeira aula foi abordado o primeiro capitulo do livro "sistemas operacionais modernos" de Tenenbaum. Explicando que o sistema computacional consiste em um ou mais processadores, memoria principal, discos, impressoras, teclado, mouse, monitor e outros dispositivos. A função do sistema operacional é gerenciar e usar esses componentes de forma mais otimizada possivel.
Logo depois de falar algumas funções de um sistema operacional ele faz um historico.
Primeira geração (1945-1955), que foi a geração das valvulas. Ainda não existiam sistemas operacionais. O modo normal de operação era o seguinte: o programador reservava antecipadamente tempo de maquina em uma planilha, ia para sala da maquina, inseria seu painel de programação no computador e passava horas esperando a execução. No inicio da decada de 50 começaram a ser usados os cartões perfurados.
Segunda geração: Transistores e sistemas em lote (batch)
Uso de cartões perfurados inseridos em um computador auxiliar, estes dados eram interpretados e inseridos em uma fita magnética. O computador principal realizava a leitura e processamento dos dados através das fitas. Um outro computador registrava os relatorios via impressora.
Terceira Geração - Multiprogramação e CI's
Uso de circuitos integrados, familia de maquinas compativeis em nivel de software. Nessa geração começou a multiprogramação e uso do timesharing. A memoria era dividida em varias partes, com uma tarefa diferente cada partição. Enquanto uma tarefa esperasse que uma operação de E/S terminasse outra poderia usar a CPU.
Quarta Geração - computadores pessoais
Com o desenvolvimento de circuitos integrados em larga escala surgiu a era dos computadores pessoais. Surgimento de softwares e SO ( MS-DOS) e depois sistemas operacionais mais desenvolvidos ( distribuidos e de rede).
No slide assim como no livro foi