Resumo sistemas operacionais
RESUMO – LIVRO SISTEMAS OPERACIONAIS
CAPÍTULOS 7 E 8
Jundiaí
16/05/2012
Os capítulo 7 do livro Sistema Operacional trata de como o compartilhamento entre processos pode gerar situações que não são desejáveis e também sobre alguns recursos de sincronização que certificam a comunicação entre processos e acessibilidade à recursos compartilhados.
Em relação à concorrência de produtos : FORK – Inicia a execução de outro programa concorrentemente JOIN – O programa chamador espera o outro programa terminar para continuar o processamento
Para implementarmos utiliza-se: PARBEGIN – Inicia lista de programas que serão executados paralela e aleatoriamente. PAREND – Especifica o ponto de sincronização.
É necessário que haja certos mecanismos de controle para evitarmos problemas na hora de compartilhar recursos, os problemas podem ser cálculos com mesmas variáveis ao mesmo tempo e etc. Para solucionarmos esses problemas devemos: impedir que dois ou mais processos acessem um mesmo recurso no mesmo instante ( Exclusão múltua); parte onde é feito o acesso ao recurso compartilhado (região crítica) e utilizar um protocolo ao entrar ou sair de uma região crítica.
Usualmente também enfrentamos problemas de sincronização relacionados a exclusão mutua, velocidade de execução dos processos - Processos com diferenças de velocidade ou maior tempo de processamento; Problema de processo produtor/consumidor: exemplo, quando um processo tenta gravar num buffer e outro tenta ler. Um processo não poderia ler de um buffer cheio nem tentar ler de um buffer vazio; ou problema de processo produtor/consumidor: exemplo, quando um processo tenta gravar num buffer e outro tenta ler. Um processo não poderia ler de um buffer cheio nem tentar ler de um buffer vazio.
Algumas soluções são as de hardware que desabilita interrupções externas ao entrar numa região critica e habilitar ao sair e instrui especialmente ler uma variável, armazenar