Desenvolvimento sustentável e sustentablidade
Bruna Mayara O. Figueiredo
Prof. Leda Cristina Pereira
Faculdade Metropolitana de Marabá - CEMAR
Fisioterapia (Fisio12) – Informática Básica
04/05/12.
RESUMO
Neste trabalho, será apresentada uma breve teoria do que é desenvolvimento sustentável, assim como os principais motivos que levaram este assunto a ser tão comentado nos dias atuais. Também serão relacionados alguns conceitos sobre sustentabilidade, buscando relacioná-los com aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. Ao final será abordada uma prática adotada para nortear os países a respeito de medidas que podem ser tomadas para garantir o desenvolvimento sustentável, a Agenda 21 Global.
Palavras-chave: Desenvolvimento Sustentável; Meio Ambiente; Economia.
1. INTRODUÇÃO
É impossível falar de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável sem falar de meio ambiente e economia. Dessa forma, deve-se ter em vista que, o tema desenvolvimento sustentável é algo recente, sendo utilizado pela primeira vez no Relatório Brundtland, um relatório elaborado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, no ano de 1987.
Segundo este relatório apresentado pela Comissão Mundial, a definição mais utilizada para desenvolvimento sustentável é:
O desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades, significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e econômico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais. (Relatório Brundtland, 1987 apud Wikipédia. Desenvolvimento Sustentável).
Dessa forma, segundo o site AMADORA 21 “A noção de desenvolvimento sustentável tem implícito um 'compromisso de solidariedade com