Potencial de ação – contração muscular
CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA
POTENCIAL DE AÇÃO – CONTRAÇÃO MUSCULAR.
Maceió
2012
POTENCIAL DE AÇÃO – CONTRAÇÃO MUSCULAR.
Trabalho apresentado à disciplina Fundamentos de Física e Biofísica, junto ao Curso de Biologia da Faculdade de Tecnologia e Ciências, orientada pela Tutora .
Maceió
2012
INTRODUÇÃO
A Bioeletricidade ou refere-se à voltagem estática de células biológicas e às correntes elétricas que fluem em tecidos vivos, tal como nervos e músculos, em conseqüência de potenciais de ação. Células biológicas usam a bioeletricidade para armazenar energia metabólica, fazer trabalho ou desencadear mudanças internas, entre um sinal elétrico e outro.
O potencial de ação é uma onda de descarga elétrica que percorre a membrana de uma célula. Potenciais de ação são essenciais para a vida animal, porque transportam rapidamente informações entre e dentro dos tecidos. Eles podem ser gerados por muitos tipos de células, mas são utilizados mais intensamente pelo sistema nervoso, para comunicação entre neurônios e para transmitir informação dos neurônios para outro tecido do organismo, como os músculos ou as glândulas.
Muitas plantas também exibem potenciais de ação. Eles viajam por meio de seu floema para coordenar atividades. A principal diferença entre os potenciais de ação de animais e vegetais são os íons. As plantas utilizam primariamente íons de potássio e cálcio, enquanto animais utilizam mais íons de potássio e sódio.
Potenciais de ação são mensageiros essenciais para a linguagem neuronal. Provêem controle rápido e centralizado, além de coordenação, de órgãos e tecidos. Eles podem guiar a maneira em que a anatomia vai evoluir.
O Bioeletromagnetismo é o resultado da ação da corrente elétrica produzida por potenciais de ação junto com os campos magnéticos gerados pelo fenômeno de indução eletromagnética.
OBJETIVO
Esta atividade tem como objetivo evidenciar os eventos biológicos acerca