Política brasileira
BELÉM
2012
Resumo do Sistema Politico Brasileiro
Trabalho apresentado á disciplina de Ciência Politica do Serviço Social, para obtenção de nota referente a 2º NI do curso de Serviço Social, orientadora Professora Rosália Corrêa Turma 3SSN1.
BELÉM
2012
Sistema politica Brasileiro
Participação politica o ponto de vista do ideal democrático, a participação politica, se caracteriza pelo envolvimento dos cidadãos em diferente atividade politica. Ligada á ideia de soberania popular, a participação politica é instrumento de legitima e fortalecimento das instituições democráticas e de ampliação dos direito da cidadania. As formas de inces são politicas de membros das elites de ferem daqueles provenientes das não elites. É mais fácil para os primeiros se iniciarem nas atividades do partido políticos; nas entidades corporativas, e se alcançarem a cargos políticos. Quanto à variação dos canais de participação dos membros da entidade religiosas, militares, sindicais, além daqueles que participam nos movimentos sociais organizados rurais ou urbanos.
Desde que o fenômeno tem participação politica, os estudiosos procuram compreender as diferentes forma de participação sejam antigas o novas que, em cada época em cada contexto histórico, adquirem maior ou menos relevância. Mais continua sendo um grande desafio para os estudiosos compreende, tratando-se dos cidadãos, os motivos que os levam a participa ou as razões da apatia da grande maioria de ante dos assuntos políticos.
A emergência da participação politica. A participação politica emergiu junto com estado de soberania popular, á época dos movimentos revolucionários europeus dos séculos XVIII e XIX, no contexto das revoluções industrial e burguesa. Essa ruptura foi lenta, iniciada com a queda paulatina da aristocracia e a ascensão da burguesia, e mais tarde, incorporou cidadãos da classe trabalhadora.
A consolidação da ideia de um estado de soberania