trabalho
A FIBRA MUSCULAR ESQUELÉTICA- Os músculos esqueléticos são formados por numerosas fibras cada uma dessas fibras, é formada por unidades cada vez menores.
SARCOMELA- Membrana celular da fibra muscular, formada por membrana plasmática e camada de material polissacarídeo e por finas fibrilas colágenas que são resistência ao sarcomela.
MIOFIBRILAS: OS FILAMENTOS DE ACTINA E MIOSINA- Cada fibra muscular é formada por centenas e milhares de miofibrilas, que por sua vez, contém cerca de 1500 filamentos de miosina e 3000 filamentos de actina, dispostos um ao lado do outro. Os filamentos grossos são os de miosina e os finos de actina. Os filamentos de actina e miosina são parcialmente superpostos, o que faz com que a miofibrila apareça com faixas escuras e claras as faixas que só contém a actina formam as faixas i. as camadas que contém os filamentos de miosina e as extremidade do filamentos de actina formam as faixas A . as projeções laterais dos filamentos de miosina são as pontes cruzadas( ELAS PROEMINEM DA SUPERFICIE DOS FILAMENTOS EM TODA SUA EXTENSÃO, EXCETO EM SUA PORÇÃO CENTRAL). É a interação entre as pontes cruzadas e os filamentos de actina que provocam a contração. Os filamentos de actina estão fixados a membrana Z ou disco Z, estendendo-se nas duas direções, até a interdigitação com os filamentos de miosina. A membrana Z também passa de miofibrila à miofibrila, fixando-se entre se em toda a espessura da fibra muscular.
RETÍCULO SARCOPLASMÁTICO- É um extenso retículo endoplasmático, tem organização importante para o controle da contração muscular. Sendo uma organela que faz o armazenamento de cálcio no interior da fibra muscular.
OBS: O tipos de músculos de contração mais rápida possuem retículo sarcoplasmático muito extenso.
MECANISMO DE CATRACA- Os filamentos de miosina possuem múltiplas projeções- PONTES CRUZADAS, na extremidade de cada ponte cruzada, existe uma cabeça alongada, que pode ser movida de