PROCESSO JUDICIAL ELETRONICO
O processo judicial trabalhista vem passando por inúmeras mudanças, a mais recente foi a implantação do processo judicial eletrônico no âmbito da justiça do trabalho.
Vivemos em um mundo globalizado que contribuiu muito para a criação de conexões, que deixaram as distâncias cada vez menores, as relações econômicas, culturais e sociais ficaram cada vez mais estreitas, mais rápidas e eficientes.
A rede mundial de computadores, conhecida como internet é um fantástico conglomerado de redes de comunicação em escala mundial, onde vários computadores estão conectados a uma rede mundial permitindo que muitas informações possam ser acessadas.
A internet contribui muito para facilitar o trabalho e a vida do cidadão, porém é preciso observar que mesmo em um mundo globalizado, informatizado não seria possível deixar de observar o abismo existente entre os incluídos digitalmente e a exclusão digital.
No Brasil observa-se a exclusão digital ao considerar que o uso de novas tecnologias cria uma desigualdade enorme entre os que possuem acesso a internet e aos que não possuem esse acesso.
A exclusão digital é um grande desafio tanto para a sociedade civil como para o governo, podendo agravar ainda mais o quadro de desigualdade social no Brasil.
O mundo moderno busca profissionais para o mercado de trabalho que sejam bem qualificados, as mudanças são constantes o que requer pessoas que tenham facilidade de adaptação nas questões que envolvem a tecnologia, a comunicação e a informação.
A desigualdade social e a consequente exclusão digital infelizmente ainda é bem presente na vida da sociedade.
O poder judiciário tem um papel muito importante para o desenvolvimento e manutenção do estado democrático de Direito, não podendo permitir que o cidadão perca as conquistas adquiridas pelas garantias constitucionais.
O Processo Judicial Eletrônico - PJe-JT é uma mudança de paradigma que assusta a muitos, uma nova ferramenta eletrônica que interfere no direito