qualidades de uma boa ginasta
VARGINHA
2012
Introdução
Para um melhor desempenho em certa atividade física, os atletas devem possuir qualidades físicas genéticas e treináveis para conseguir melhores resultados.
A ginástica é uma modalidade que exige muito dos atletas, mas algumas qualidades são fundamentais.
As qualidades físicas necessárias para as ginastas são flexibilidade, velocidade, agilidade, coordenação, força muscular e resistência. Uma característica importante para a ginasta é a capacidade de se deslocar transmitindo a sensação de leveza e suavidade.
A ginástica é um conceito que engloba modalidades competitivas e não competitivas e envolve a prática de uma série de movimentos exigentes de força, flexibilidade e coordenação motora para fins únicos de aperfeiçoamento físico e mental. Enquanto cunho esportivo, a ginástica artística foi a primeira ramificação da ginástica em si, em matéria de combinação de exercícios sistemáticos, criada para diferenciar as técnicas e os movimentos criados das práticas militares. Praticada desde a Grécia antiga, se vista como ginástica, a artística evoluiu com o surgimento dos centros de treinamento, idealizados e realizados pelo alemão Friedrich Ludwig Jahn, que criou e aperfeiçoou aparelhos como conhecidos hoje. Sua inserção nos Jogos Olímpicos da era moderna, deu à ginástica o status de esporte olímpico, no qual se desenvolveram e são disputadas suas demais modalidades competitivas dentro do conceito de esporte e modalidade do Comitê Olímpico Internacional.
Suas competições dividem-se em duas submodalidades, vistas pela FIG como modalidades diferentes e de igual importância às outras cinco: WAG (feminina) e MAG (masculina), com regras e aparelhos distintos. Enquanto os homens disputam oito provas - equipes, concurso geral, cavalo com alças,argolas, barras paralelas, barra fixa, solo e salto -, as mulheres disputam seis -