Processo Gerenciais
Em gestão de pessoas, é importante saber como gerenciar equipes de sucesso. A liderança da equipe é uma arte e o responsável é o gerente. Se a equipe estiver batendo todas as metas o maior responsável é o “gerente”. Isso demonstra que ele sabe como gerenciar a sua equipe. Ele está fazendo o papel dele, ou melhor, motivando a equipe, atendendo as necessidades de cada um, e sabendo ser a grande “ponte” entre colaboradores e diretores. Se a equipe estiver desmotivada, sem bater as metas e ainda trazendo prejuízo. O gerente não está sabendo como gerenciar seus colaboradores. Ele não está conseguindo ser líder. A responsabilidade é dele. Muitas vezes colocamos a responsabilidade nos funcionários, mas se aquele funcionário é desaforado, faz corpo mole, chega atrasado, falta além da conta, enrola com o serviço, conta muitas mentiras e ainda está trabalhando na empresa, ou melhor, por que não foi demitido ainda? De quem é a responsabilidade ainda de continuar com aquele funcionário ? È óbvio do gerente!!, pois ele não está conseguindo ser líder.
Você pode até pensar assim: O diretor não quer demiti-lo, ou ele é o irmão do diretor, ou ele é o marido da diretora, enfim, ele pode ser quem fôr. A responsabilidade da liderança continua sendo do gerente, pois, um bom gerente precisa saber como gerenciar até frente ao seu chefe. Nesse caso ele deve posicionar-se, chegar para o diretor (a), e colocar seu cargo na mesa, pois se como gerente não tem poder de demissão ele de fato não é o “gerente” é só um cumpridor das ordens do diretor(a).
Veja bem, não se coloca um cargo na mesa, sem estratégia, busque antes disso, saber como anda o mercado. Veja como sobreviverá, e devagar vai dizendo o que acha sobre o “fulano”. Na hora que não der mais dê o cheque-mate. Confie no seu taco!! Será que o seu chefe vai querer abrir mão do profissional que você é? Se quiser quem vai perder é ele. Demonstre que possui habilidades de liderança.