Amostragem
Relatório Experimental da Disciplina de Análise de Alimentos I.
Prof.ªAlice
Grupo: Angelina Samara Palmieri
Iracema de Arruda Vilalva
Ledimar Lima Mota Roberta Augusta Reis Lopes Yve Anne Ichikawa Pereira
Tecnologia em Alimentos – 2º Termo
MARÍLIA, AGOSTO/2013.
1. Introdução.
Amostragem é um procedimento definido, pelo qualuma parte de uma substância, material ou produto é retirado para produzir uma amostrarepresentativa do todo para o ensaio.
O resultado obtido através da análise laboratorial é determinado em grande parte, pelaprimeira etapa do processo de análise que é a amostragem. Uma amostragem incorretaresultará em uma análise que não revelará a verdade sobre o produto amostrado, portanto, aamostra deve ser representativa de um todo.
O laudo analítico, que é o resultado final da análise laboratorial, deve ser encarado comouma fonte de informações quanto ao padrão de identidade e qualidade do produto analisado dasunidades amostrais, que possibilitará, caso necessário, uma ação da Vigilância Sanitária.
Unidade amostral (U.A) é a menor porção de um lote, que deverá ser retirada para formar atotalidade ou parte de uma amostra.
Devido à variabilidade inerente dos produtos alimentícios, a amostragem, sempre importante em qualquer trabalho analítico, torna-se crucial para a obtenção de resultados representativos. Cada alimento tem sua forma específica de amostragem. A amostragem, de uma maneira geral, compreende três etapas: Coleta de porções no lote ou lotes do material em questão Redução de tamanho da amostra bruta recolhida para um volume adequado ao trabalho analítico, Homogeneização da amostra analítica e preparação para análise.
Amostras líquidas, tais como óleos, leite: misturar bem por agitação ou repetida troca de recipientes, imediatamente antes de proceder a análise. Retirar as alíquotas necessárias.
Amostras sólidas granulosas, tais como cereais e sementes