PROCESSO DE USINAGEM
RETIFICAÇÃO
CAUÊ BRINATTI
RA: 20160498
1 - Retificação
A retificação é um processo de usinagem por abrasão que possibilita a obtenção de tolerâncias pequenas (tolerância dimensional entre IT4 e IT6 e tolerância geométrica compatível) e baixa rugosidade (Ra de 0,2mm a 1,6mm), assim é considerado um processo de acabamento de superfícies.
Retificar significa corrigir irregularidades das superfícies das peças. Tem como características a baixa remoção de cavaco, a possibilidade de realizar o processo em peças sem/antes do tratamento térmico ou após o tratamento térmico e ser realizada como operação final ou intermediária.
Assim, a retificação tem por objetivo: a) reduzir rugosidades ou saliências e rebaixos de superfícies usinadas com máquinas-ferramenta, como furadeira, torno, plaina, fresadora; b) dar à superfície da peça a exatidão de medidas que permitam obter peças semelhantes que possam ser substituídas umas pelas outras; c) retificar peças que tenham sido deformadas ligeiramente durante um processo de tratamento térmico; d) remover camadas finas de material endurecido por têmpera, cementação ou nitretação.
Sua ferramenta chamadas de esmeratrizes é o rebolo, um corpo normalmente cilíndrico, formado pelo material aglomerante ou de aço revestido com material abrasivo (nos rebolos de aço, normalmente utilizado diamante com principal abrasivo), cuja função é reunir os inúmeros e pequenos grãos abrasivos, que vão entrar em contato com a peça a ser usinada. Em geral, as pedras são presas a eixos (pontas montadas) e giram em altíssima rotação. Dessa forma, o componente a ser retificado é montado num suporte, numa mesa coordenada ou num eixo, e recebe o atrito da esmeratriz, que vai retirando o material em quantidades muito pequenas, até chegar ao ponto ou dimensão determinados pelo projeto.
2 - Retificadoras
Retificadoras são máquinas operatrizes derivadas dos tornos mecânicos.
São altamente especializadas na atividade de