Generos textuais
Prof.ª Waldívia Macêdo
Gêneros textuais
O QUE É ISSO???
ALGUNS CONCEITOS DE GÊNEROS
TEXTUAIS
Mikhail Bakhtin
Os gêneros são formas relativamente estáveis de enunciados, construídos por cada esfera social de utilização de linguagem, de acordo com suas condições específicas e finalidades (BAKHTIN, 1992, p. 279).
Bronckart
Os Gêneros Textuais são diferentes espécies de textos [...], elaboradas nas formações sociais em função dos objetivos, interesses e questões específicas [...], nas atividades de linguagem em funcionamento
(BRONCKART, 2003, p. 137).
Marcuschi
Os Gêneros Textuais são de difícil definição formal, devendo ser contemplados em seus usos e condicionamentos sociopragmáticos caracterizados como práticas sociodiscursivas
(MARCUSCHI, 2008, p. 147).
O que se pode observar com tais definições é que os gêneros textuais são fenômenos histó ricos, profundamente vinculados à vida cultural e social; sendo, portanto, eventos textuais altamente maleáveis e dinâmicos, estando sujeitos a constantes transformações, adaptações, aparecimento e desaparecimento.
Qual a função dos gêneros? • Fruto de trabalho coletivo, os gêneros contribuem para ordenar e estabilizar as atividades comunicativas do dia-a-dia.
• Segundo Bakhtin (2003), toda comunicação se dá através de um gênero.
• Portanto, os gêneros funcionam como articuladores para todo e qualquer processo de comunicação. Como surgem os gêneros textuais?
• Surgem emparelhados a necessidades e atividades socioculturais, bem como na relação com inovações tecnológicas, o que é facilmente perceptível ao se considerar a quantidade de gêneros textuais hoje existentes em relação a sociedades anteriores à comunicação escrita.
Observação histórica do surgimento dos gêneros
Primeira fase
• O homem começou a sentir a necessidade de comunicar-se desde que começou a viver em sociedade. Na primeira fase, povos de cultura essencialmente oral desenvolveram um conjunto limitado de gêneros. Segunda