Processo de Usinagem
“Processo de Usinagem”
Estudo Dirigido de Processos de Fabricação I
Processos de Fabricação I
PROCEDIMENTO DE FABRICAÇÃO
Dados os recursos oferecidos por uma máquina operatriz convencional, o torno mecânico, com seus respectivos princípios de movimento, velocidade e acessórios de usinagem, foi definida a confecção da seguinte peça:
A partir de um blank de aço 1045 laminado com diam. de 1½” e comp. de 305 mm, foi adotada a seguinte sequencia de usinagem formada por três processos, faceamento, torneamento e sangramento (canal):
Prender o material da peça na placa universal do torno, facear este lado até a remoção completa das marcas da serra, deixando a face plana. Depois fazer um chanfro de 5x45°, ambas operações com a ferramenta composta por um inserto de perfil quadrado.
Virar a peça, prender na placa universal para realizar o faceamento do respectivo lado, já acertando o comprimento total da peça (300 mm), com a mesam ferramneta da operação anterior. Fazer também um furo de centro para auxílio nas usinagens seguintes, com auxílio de um mandril e uma broca de centro;
Prender a peça de modo que todas as usinagens possam ser realizadas, com aproximadamente 12mm dentro da castanha, e apoiada com o auxílio do contraponto rotativo.
Adotando-se a velocidade de 1200 r.p.m. conforme a relação de diâmetro da peça e velocidade de corte oferecido pela máquina, fazer toda a usinagem de todas as geometrias das peças, na seguinte seqüência:
Usinar o diâmetro de 25,0 mm x 85,0 mm em três passes, com ferramenta de torneamento com perfil losangular, baixo ângulo de saída e meio de resfriamento;
Usinar o menor diâmetro, 15,0 mm x 15,0 mm, também em três passes; com procedimento semelhante ao anterior;
Para a usinagem da parte cônica, inclinar o carro transversal em 10° e realizar a usinagem do cone, diferentemente das outras operações o avanço transversal da ferramenta deve ser feito manualmente, conforme o avanço calculado,