A CONTABILIDADE
Somente em torno do século XV é que a Contabilidade atinge um nível de desenvolvimento notório, sendo chamada de fase lógica-racional ou de fase pré-científica da Contabilidade. Na Idade Moderna, no Renascimento, acontece um impulso extraordinário das Ciências Contábeis. Em torno desse período tivemos grandes teóricos, como Copérnico, Galileu, Newton e Gutemberg.
Atualmente, essa Ciência é fundamental dentro de qualquer empresa. Os Relatórios Contábeis, Inventários, Controle e Avaliação Patrimonial são indispensáveis dentro de qualquer empresa, de médio ou grande porte. Existem, hoje em dia, profissionais contratados somente para fazer esse tipo de serviço nas empresas. Inclusive existem empresas que são especializadas em fazer esse tipo de controle para outras empresas. Nesse tipo de trabalho existem as Receitas, Despesas, o Patrimônio Líquido, Ativo, Passivo. Enfim, são vários os itens fundamentais para o desenvolvimento dessa Ciência e é enorme a importância da Contabilidade dentro das empresas e até mesmo na vida particular das pessoas.
A Contabilidade é um sistema de informação (conjunto organizado de dados, técnicas de acúmulo, ajustes e emissões de relatórios) e avaliação que visa fazer análises e demonstrações econômicas, financeiras, físicas e de produtividade aos seus usuários. A Contabilidade é uma ciência social no que se refere às suas finalidades, mas, quanto a metodologia de mensuração, reúne tanto o social quanto o quantitativo. As informações de natureza econômica (demonstração do resultado do exercício, capital e patrimônio) e financeira (fluxo de caixa, capital de giro, etc.) constituem o Núcleo Central da Contabilidade.
O objetivo principal da Contabilidade é permitir que os