princípios básicos de analise do comportamento
PRINCÍPIOS BÁSICOS DE ANÁLISE DO COMPORTAMENTO
Montes Claros-MG
Junho 2013
Adriany Soares e Maria Helena Teixeira
PRINCÍPIOS BÁSICOS DE ANÁLISE DO COMPORTAMENTO
Trabalho apresentado à professora Laura Tatiane Mineiro, da disciplina: Princípios Básicos de analise do comportamento do 4° período de psicologia noturno.
Montes Claros
2013
Behaviorismo
Conforme Baum(2006), O behaviorismo tem como fundador o John Watson que em 1913 lançou o manifesto behaviorista. Com esse manifesto, Watson dar se um novo rumo à psicologia, influenciando vários setores do comportamento humano, nas teorias de aprendizagem, na personalidade e na psicoterapia.
Segundo Baum (2006), o Behaviorismo é uma teoria que estuda o comportamento. É considerada pela psicologia como ciência do comportamento e não ciência da mente, pois, tem como objeto principal, a observação. Devido à falta de exatidão, a mesma veio a ser chamada de análise comportamental. O Autor destaca ainda que: “Essa ciência do comportamento idealizada por Watson não usaria nenhum dos termos tradicionais referentes a mente e a consciência, evitaria a subjetividade da introspecção e as analogias entre animal de humano, e estudaria apenas o comportamento observável”.(BAUM,2006, p.24)
Baum (2006) descreve que a análise comportamental não é ciência em si. O behaviorismo é uma ciência da filosofia. E como filosofia do comportamento que abordam tópicos que chamam a atenção, como: o que fazemos, por que fazemos o que devemos e o que não devemos fazer, muitas vezes, vai contra os pensamentos tradicionais. O autor ainda esclarece que a ruptura da psicologia com a filosofia é recente. Até a década de 1940, era raro encontrar em faculdades departamentos de psicologia, só havia mestres filósofos. A psicologia até hoje está debatendo as implicações de se considerar a psicologia uma verdadeira ciência.
Baum (2006) expõe