processo de treinamento
Para Chiavenato (1999, p. 294) “O treinamento é uma maneira eficaz de delegar valor às pessoas, à organização e aos clientes. Ele enriquece o patrimônio humano das organizações” e assim melhorar as habilidades dos profissionais na execução de suas funções, para ele “O treinamento é um processo cíclico e contínuo composto de quatro etapas: diagnóstico, desenho, implementação e avaliação” Diagnóstico: tem o objetivo de levantar as necessidades por intermédio de pesquisas internas, a fim de descrever o problema e propor uma solução. Envolve a coleta e o cruzamento de dados e informações, a definição dos pontos fortes e fracos e o detalhamento dos problemas, com a finalidade de identificar as suas causas e estabelecer ações para os pontos passíveis de melhoria.
Desenho: é o planejamento das ações de treinamento estabelecidas no diagnóstico das necessidades, que deve estar ligado às necessidades estratégicas da organização. Envolve identificar o que fazer (metas); como fazer
(estratégias) e por que fazer (objetivos).
O programa de treinamento pode explorar as habilidades reprodutivas e produtivas do indivíduo, e o treinamento pode ser realizado no próprio cargo, onde o objetivo de ministrar informação, experiência e conhecimento relacionados às atividades desempenhadas no próprio cargo, ou em classe, quando utilizam a sala de aula.
Implementação: é a execução do treinamento propriamente dita, após todo o processo de
Diagnóstico e Desenho, para a execução do treinamento todos os processos anteriores foram analisados e avaliados pela empresa. Um dos pontos mais importantes da execução do treinamento é a união entre os treinando e o treinador em uma linha específica da empresa, que é o aprendizado de seu empregado e em seguida o crescimento do seu conhecimento, o que é de muito importante para a organização.
Avaliação: é a etapa final do processo de treinamento, nesta etapa