noções de anatomia
Introdução
Anatomia é a ciência que estuda estruturas (macroscópicas e microscópicas) que constituem o corpo humano.
Variação anatômica são as diferenças estruturais internas ou externas que prejudicam o desempenho das funções no organismo.
Organização Estrutural do Corpo Humano
Células Tecidos Órgãos Sistemas Organismos
Divisões principais do corpo humano:
Cabeça: composta pelos ossos do crânio (estrutura óssea responsável pela proteção do encéfalo) e ossos da face (responsáveis por abrigar músculos e alguns órgãos sensoriais).
Pescoço: elo entre o tronco e a cabeça, composta por vertebras da coluna cervical, vasos sanguíneos, ligamentos e músculos.
Tronco: arcabouço ósseo formado pelas costelas, osso esterno e coluna vertebral.
Membros superiores (MMSS): compostos pela articulação do ombro, braços, antebraços e mão. Entre estas estruturas estão o cotovelo e o punho.
Membros inferiores (MMII): compostos pela articulação do quadril, coxa, perna e pé. Entre estas estruturas estão joelho e tornozelo.
Posições Anatômicas
O corpo está numa postura ereta (em pé, posição ortostática ou bípede) com os membros superiores estendidos ao lado do tronco e as palmas das mãos voltadas para frente. A cabeça e pés também estão apontados para frente e o olhar para o horizonte.
Posição SUPINA e PRONA são expressões utilizadas na descrição da posição do corpo, quando este não se encontra na posição anatômica.
POSIÇÃO SUPINA ou DECÚBITO DORSAL – o corpo está deitado com a face voltada para cima.
POSIÇÃO PRONA ou DECÚBITO VENTRAL – o corpo está deitado com a face voltada para baixo.
DECÚBITO LATERAL – o corpo está deitado de lado.
POSIÇÃO DE LITOTOMIA – o corpo está deitado com a face voltada para cima, com flexão de 90° de quadril e joelho, expondo o períneo.
POSIÇÃO DE TRENDELEMBURG – O corpo está deitado com a face voltada para cima, com a cabeça sobre a maca inclinada para