Processo de soldagem por explosão
Ensaio de Impacto
Equipe: Marcelo, Rodrigo, Tadeu, Jailsom.
INTRODUÇÃO
Fratura frágil - O material se deforma pouco, antes de fraturar. O processo de propagação de trinca pode ser muito veloz.
Fratura dúctil O material se deforma substancialmente antes de fraturar. O processo se desenvolve de forma relativamente lenta à medida que a trinca propaga.
O comportamento dúctil-frágil dos materiais pode ser caracterizado pelo ensaio de Impacto.
A carga nesse ensaio é aplicada num corpo de prova na forma de esforços por choque (dinâmicos), sendo o impacto obtido por meio da queda de um martelete ou pêndulo, de uma altura determinada.
Três fatores principais contribuem para o surgimento de fratura frágil em materiais que são normalmente dúcteis à temperatura ambiente:
Existência de um estado triaxial de tensões; Baixas temperaturas; Taxa ou velocidade de deformação elevada. O estado triaxial de tensões pode se introduzido pela presença de um entalhe.
O ensaio de impacto caracteriza por submeter ao corpo ensaiado uma força brusca e repentina, que deve rompê-lo. Outro fator é a velocidade de aplicação da força.
O resultado da força associada com a velocidade se traduz por uma medida de energia absorvida pelo corpo de prova, ou algumas vezes chamada de tenacidade ao entalhe.
O pêndulo é elevado a uma certa posição onde adquire uma energia inicial. Ao cair ele encontra no seu percurso o corpo de prova, que se rompe.
A sua trajetória continua até certa altura, que corresponde à posição final, onde o pêndulo apresenta uma energia final.
A diferença entre a energia inicial e final corresponde à energia absorvida pelo material.
Figura 1 – Ensaio de impacto.
A máquina é dotada de uma escala, que indica a posição do pêndulo, calibrada de modo a indicar a energia potencial.
Ep= m x g x h
Onde: m = massa = a massa do