Soldagem por explosão e subaquática
SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS
ANDRIELLI APª RIBEIRO DA COSTA
PROCESSOS DE SOLDAGEM
SOLDAGEM POR EXPLOSÃO E SOLDAGEM SUBAQUÁTICA
PONTA GROSSA
2014
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS
ANDRIELLI APª RIBEIRO DA COSTA
PROCESSOS DE SOLDAGEM
SOLDAGEM POR EXPLOSÃO E SOLDAGEM SUBAQUÁTICA
Trabalho apresentado como requisito de avaliação pessoal na disciplina de Tecnologia Mecânica referente ao 2º Semestre. Turma A
Professor André Luis Moreira de Carvalho
PONTA GROSSA
2014
1. INTRODUÇÃO
2. DEFINIÇÃO
2.1. Soldagem
É o processo de união metalúrgica localizada de materiais – metálicos ou não – em escala atômica, com ou sem adição de calor, pressão e material1 que visa a continuidade de propriedades físicas, químicas e metalúrgicas nas peças. Técnica extensivamente utilizada na fabricação e/ou recuperação de peças, equipamentos e estruturas.
A união metalúrgica de peças para formar uma estrutura de grandes dimensões e/ou geometria complexa se faz necessária pela complexidade e/ou impossibilidade de conformar peças utilizando processos de forjamento, laminação, extrusão, estampagem e trefilamento.
O processo de soldagem é classificado em Soldagem por fusão e Soldagem por pressão (ou deformação). E esta classificação é, ainda, subdividida em outros processos quanto à fonte e/ou materiais utilizados para se obter a solda, como exemplificado na Figura 1.
2.1.1. Soldagem por Fusão
No processo de soldagem por fusão, a fonte de energia utilizada para fundir as peças a serem soldadas subdividem este grupo em outros vários grupos menores e mais específicos. Neste tipo de soldagem – por fusão – faz-se necessária a utilização de gases para a proteção do cordão de solda, já que há a reação entre material fundido e os gases da atmosfera.
2.1.2. Soldagem por