solda
GRUPO E
Resumo. Este trabalho tem como objetivo explicar os processos de soldagem por projeção e por explosão. Como funciona o processo, suas vantagens e desvantagens e suas aplicações na indústria.
1. INTRODUÇÃO
A soldagem é um processo que visa à união localizada de materiais, similares ou não, de forma permanente, é a forma mais importante de união permanente de peças usadas industrialmente. Neste trabalho iremos entrar em detalhes em dois processos de soldagem, por projeção e por explosão.
2. SOLDA POR PROJEÇÃO
A soldagem por projeção é uma variação do processo de solda por pontos em que são levantadas projeções sobre uma ou ambas as partes a serem unidas, concentrando a energia da solda. Esta técnica permite espaçamentos mais estreitos de solda em materiais mais grossos, o que não é possível com a abordagem convencional.
Na soldagem por projeção, o fluxo de corrente e o calor são localizados em pontos pré-determinados pelo projeto, estes pontos podem estar em uma ou ambas as peças. Antes de serem soldadas por projeção, as peças precisam ser estampadas, forjadas ou sofrer outro meio de conformação, de modo que possam adquirir as formas das projeções produzidas. Estas projeções focam no sentido interior das superfícies internas das folhas de soldadura e concentram o calor gerado durante a descarga de solda. Isso maximiza o potencial da fusão e permite aos materiais mais espessos serem soldados. As projeções também são muitas vezes utilizadas de forma precisa a fim de alinhar as peças.
Figura 1. Ilustração de solda por projeção.
2.1. VANTAGENS DA SOLDA POR PROJEÇÃO
Poder ser utilizada em substituição a solda por pontos;
Possibilita a soldagem de placas mais espessas do que as soldadas por pontos;
Poder executar varias soldas ao mesmo tempo em um único clico;
Encolhimento mínimo e pouca distorção no local de solda;
Materiais de espessura diferentes são mais fáceis