soldagem
CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA
PEDRO EMANUEL
VICTOR AUGUSTO REZENDE
VICTOR NUNES DO CARMO
THIAGO NERY
TECNOLOGIA DA SOLDAGEM:
SOLDA POR EXPLOSÃO
Belo Horizonte
2015
Processo
O processo de cladeamento por explosão, é um processo de solda industrial baseado em técnicas bastante confiáveis.
O processo utiliza uma detonação controlada como energia para produzir uma solda metalúrgica entre componentes metálicos. O processo pode ser utilizado para soldar virtualmente qualquer combinação entre metais, que normalmente são conhecidas como não passiveis de serem soldadas por processo convencional de solda. Ademais o processo pode ligar um ou mais revestimentos em um ou dois lados de metal base com o potencial de cada um ser de um metal ou liga diferente.
Descrição do processo explosivo:
Soldagem a explosão é um processo de soldagem em estado sólido, que produz uma solda pelo impacto em alta velocidade das peças em trabalho, como resultado de uma detonação controlada. A explosão acelera o metal a uma velocidade que produz uma adesão metálica entre eles após a colisão. A solda é produzida em uma fracção de segundo sem a adição de metal. É essencialmente um processo a temperatura ambiente em que não ocorre um grande aquecimento das peças em trabalho. As superfícies de contacto, entretanto, são aquecidas pela energia de colisão, e a soldagem é conseguida pelo fluxo plástico do metal em suas superfícies.
A solda é executada progressivamente junto com a explosão e as forças criadas avançam de uma extremidade da junta a outra. As deformações da soldagem variam com o tipo da junta. São conseguidas deformações imperceptíveis em várias soldas, e sem perda mensurável de metal. A soldagem é normalmente executada ao ar livre, mas também pode ser executada em outras atmosferas ou em vácuo quando as circunstancias o exigirem. Muitas soldas são executadas em secções relativamente grandes em área, porém existem aplicações