PROCESSO DE SOCIALIZA O
6.1. O SER HUMANO COMO SER SOCIAL
Os seres humanos desde tempos remotos, sempre viveram em grupos, pois aprenderam que desse modo é que conseguiram superar os outros animais mais bem dotados fisicamente. Com aumento das interações humanas, foram surgindo instituições e organizações fundamentais para a existência do homem.
6.2 O INDIVÍDUO E AS INTERAÇÕES SOCIAIS
As pessoas influenciam e também sofrem influências dos outros. Quando isso ocorre dizemos então que existe uma “interação social” entre elas.Dessa maneira podemos definir interação social como a ação recíproca de ideias, atos ou sentimentos entre pessoas ou grupos.
6.3. INTERAÇÃO E IDENTIDADE SOCIAL
A sensação de descobrir quem e o que somos denominamos “identidade social”. Identidades sociais são importantes para o indivíduo na definição de planos de ação. A afirmação da identidade social ocorre estabelecendo- se um parâmetro com outros membros da sociedade
6.4. OS PROCESSOS SOCIAIS BÁSICOS
Cooperação: Consiste numa ação comum para realizar determinado fim.
Competição: É um processo social que consiste na disputa consciente ou inconsciente.
Conflito: É um processo pelo qual as pessoas procuram recompensas pela eliminação ou enfraquecimento dos competidores.
Acomodação: É o processo pelo qual o indivíduo ou grupo se ajustam a uma situação conflitiva sem terem admitidos mudanças importantes na origem do conflito.
Assimilação: É um processo longo e complexo que implica que os indivíduos alterem suas maneiras de pensar, agir sentir.
6.5. SOCIALIZAÇÃO E CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE SOCIAL
A criança desde momento que nasce começa a receber uma série de influências. À medida que vai crescendo, o indivíduo vai adquirindo novos hábitos e costumes. É pela cultura que o homem adquire conhecimentos necessários a sua sobrevivência. A socialização do indivíduo permite que ele crie uma identidade própria, o que o diferenciara dos demais
6.6. PERSONALIDADE E SOCIALIZAÇÃO
Personalidade significa a