Aula 1 Abordagens
De um lado, a escola científica, desenvolvida nos Estados Unidos por Frederick Taylor, focava no aumento da produtividade e eficiência por meio da racionalização do trabalho no nível operacional, focando nas tarefas desenvolvidas por cada operário.
De outro lado, a escola clássica, desenvolvida na França a partir dos Estudos de Fayol, com foco no aumento da produtividade e eficiência por meio da adequada disposição dos órgãos (departamentos) na organização (estrutura), bem como na adoção de princípios gerais com bases científicas.
Escola Científica
Escola Clássica
Taylor (EUA)
Fayol (França)
Ênfase no nível operacional.
Ênfase na organização.
De baixo para cima.
De cima para baixo.
Foco na tarefa.
Foco na estrutura e funcionamento.
Exercícios
01 Cespe/BASA/Administrador/2012/54 A racionalização do trabalho no nível operacional foi o principal enfoque da abordagem neoclássica da administração.
02 Cespe/CAPES/Analista de Ciência e Tecnologia - Geral/2012/53 A teoria desenvolvida por Fayol focava o operário como fator produtivo.
03 Cespe/ANATEL/Técnico Administrativo/2012/74 A disposição adequada das unidades e a definição de responsabilidades para cada uma delas, como forma de alcançar a eficiência organizacional, eram as preocupações principais da escola de administração científica.
04 Cespe/Câmara dos Deputados/Técnico em Material e Patrimônio/2012/113 O modelo de gerenciamento de Fayol, que deu origem ao que se conhece atualmente como organograma, embasa-se em estratégias.
05 Cespe/MPU/2013/Técnico do MPU - Administração/84 Propostas pela teoria clássica da administração, a abordagem normativa e a prescritiva fundamentam-se em princípios gerais de administração, como o da visão sistêmica das organizações, formulados a partir de experimentos científicos acerca