Processo de produção de ácidos orgânicos por processo fermentativo
Processo de produção de ácidos orgânicos por processo fermentativo
2.1 Introdução
Os ácidos orgânicos são caracterizados por possuir em sua cadeia molecular o grupo funcional apresentado na Figura 01, conhecido como carbonila.
Os ácidos carboxílicos possuem um grupo funcional chamado carboxila. Os ácidos carboxílicos tem o valor do pKa entre 3 e 5, sendo dos compostos orgânico a substância com maior acidez. A acidez dos ácidos carboxílicos é devido a dois efeitos efeito de ressonância e efeitos indutivos. Figura 2.1:
Os ácidos carboxílicos de cadeia pequena, como é o funcional dos caso do ácido acético é solúvel em água, já os ácidos de carboxilícos. cadeia longa, como os ácidos graxo presentes nos óleos vegetais são insolúveis.
Grupo ácidos Uma característica importante de ácidos carboxílicos é que estes possuem uma parte apolar formada pela a cadeia de átomos de carbonos e uma parte polar formada pela a carboxila.
A grande parte dos ácidos carboxílicos é produzida por via sintética, oriunda da indústria de petroquímica, mas iremos abordar aqui a produção de alguns ácidos carboxílicos por microorganismos.
A utilização de microorganismos em beneficio dos seres humanos é algo que começo desde os tempos mais remotos, porém somente em 1857 que Louis Pasteur demonstrou o papel destes seres microscópios nos chamados processos fermentativos.
Diversos ácidos orgânicos podem ser obtidos por fermentação, como é o caso do acido acético, butírico, cítrico, fumárico, glicônico, itacônico, lático, málico, propiônico, succínico e tartárico, entre outros. Alguns desses ácidos como o caso do ácido lático, cítrico e acético é produzido em escala industrial por via fermentativa.
2.2 Ácido Lático
O ácido lático foi descoberto em 1780 pelo químico sueco C. W. Scheele isolando a partir de um concentrado de leite ácido.
1
Os ácidos orgânicos aparecem em produtos de leite como resultado da hidrólise da gordura do leite durante