Processo de negociação entre as fábricas de Caratinga e Pituba da empresa Universal
Para a resolução deste processo devemos aplicar o método de Harvard para solucionar o problema e atender todos os envolvidos de forma que todos saiam satisfeitos.
Aspectos relacionados à variável pessoas
Devido as suas interpretações pessoais, culpabilidade, se baseando em informações engessadas, levando em conta seus egos, desconfiança, seus interesses individuais e a falta de uma comunicação eficiente, os gerentes não chegam numa solução.
“Trata-se do problema dos fatores intervenientes da negociação – Percepções, emoções e comunicação – que aparecem, em menor ou maior grau, em todas as negociações.”
Para solucionar a situação, os interlocutores devem equilibrar suas emoções x razoes, rever seus argumentos e entender a situação do outro sem culpa-lo pelo problema. A fim de gerar uma negociação clara e objetiva, com solução para as duas fabricas.
Aspectos relacionados à variável interesses
Nesta situação temos os interesses comuns, porém as posições são antagônicas. Os gerentes tem interesse que os módulos sejam produzidos com uma melhor qualidade. Porém cada um defende a sua posição.
A posição do gerente da fábrica de Caratinga defende a posição o processo de melhoria na qualidade de seus produtos, utilização do método de amostragem no nível de 95% pratica aceita pelo mercado, embora signifique que alguns produtos defeituosos passarão. Já o gerente da fábrica de Pituba tem sua posição também definida em virtude de seus interesses, rejeitando os módulos na inspeção da entrada da fabrica onde atua a um custo de 8.000 dólares a semana, deixando de lado enquanto espera que a fabrica de Caratinga se responsabilize por