Processo de medição
Nos dias atuais o processo de medição é muitos complexos do que quando se começou a fazer as primeiras medições. Na antiguidade se utilizavam processos simples, suficiente para as técnicas primitivas da época, quando o homem começou a viver em comunidades, e com o aumento da população a necessidade de medir aumentava as maneiras como medir as grandezas eram bastante simples, eram usadas as partes do corpo, como o pé a largura da mão ou a grossura do dedo e muitos outros. Os pesos e medidas usados nas civilizações antigas eram passadas a outras civilizações através do comercio ou da conquista. Já no final do século XVIII a diversificação das medidas eram enormes dificultando muito as transações comerciais, com revolução francesa em 1789 foi criada uma comissão para construção de padrões de medida que fossem universais.
No ano de 1960, na XI conferencia internacional de pesos e medidas, foi adotado o Sistema Internacional de pesos e medidas. As principais grandezas do (SI) são: comprimento, Massa e Tempo.
2.Fundamentação teórica
Grandeza Unidade Símbolo Tabela 1 – Unidades fundamentais do SI
Comprimento metro m
Massa quilograma kg
Tempo segundo s
Corrente elétrica ampère A
Temperatura termodinâmica kelvin K
Quantidade de matéria mol mol
Intensidade luminosa candela cd
A partir destas sete unidades fundamentais, várias outras unidades podem ser derivadas. Múltiplos e submúltiplos do SI
Alternativamente à notação científica, quando a grandeza física é muito maior ou muito menor que a unidade, é comum utilizar-se os múltiplos e submúltiplos das unidades. A Tab. 3 apresenta a correspondência entre a notação científica e os múltiplos e submúltiplos do SI. Cada múltiplo/submúltiplo do SI tem um símbolo correspondente, que deve ser escrito na frente do símbolo da unidade. Por exemplo, o símbolo k (quilo) corresponde a 103. Assim, dizer que uma certa distância é de 120 km, corresponde a dizer que esta