Aplicação da medição e do controle da pressão em uma planta de um processo biotecnológico em escala industrial
Introdução
Bioprocesso:
É qualquer processo que utiliza células vivas ou seus componentes para realizar mudanças químicas ou físicas desejadas. Ele é governado por multifatores, necessitando um tratamento multidisciplinar.
É realizado em biorreatores, de forma a permitir a obtenção de grandes quantidades do produto de interesse e sem interrupções. A obtenção em grandes quantidades caracteriza obtenção em escala industrial.
Instumentação e controle de bioprocessos:
Para ser obtido com em escala industrial, é necessário que o bioprocesso seja controlado. Para controlar é necessário Medir, e para medir são necessários instrumentos. Exemplos de algumas formas de se medir variáveis de bioprocessos: o o o o
In situ
In situ com desvio
Ex situ
Externo (off-line)
Formas de monitorar um bioprocesso: o Contínua (online) – registro contínuo ou descontínuo. o Descontínua (off line) – com registro descontínuo.
Faixa de medição:
São os valores iniciais e finais de medidas do instrumento. Em temperatura por exemplo, 20°C a 150°C.
O intervalo dessas medidas é denominado largura da faixa.
As condições de operação do processo devem ser bem conhecidas para que se possa dimensionar adequadamente o instrumento, em relação a faixa de medição. Isso evita o emprego de um instrumento impróprio, ou por outro lado, de capacidade muito acima ou abaixo do necessário, evitando custos desnecessários.
A calibração é uma forma de garantir que os instrumentos tenham a precisão e a faixa de operação exigidas para manter sistemas em condições economicamente controladas. Se o instrumento não for calibrado ele não é confiável.
Conceito de Pressão:
É a força por unidade de área causada pelo peso da atmosfera sobre um ponto, ou sobre a superfície da Terra. Também conhecida como pressão atmosférica ou pressão barométrica. Ela corresponde