PROCESSO DE MARKETING
Para entender o processo de marketing deve-se examinar o processo do negócio. O objetivo de qualquer negócio é entregar valor ao mercado e obter algum lucro. Há duas visões do processo de entrega de valor:
Tradicional: a empresa fabrica algo para depois vender. Nessa visão, a empresa sabe o que fabricar e o que o mercado comprará unidades suficientes para obter lucro. Porém, esta visão não funcionará em economias competitivas.
Marketing: empresas modernas à possuem, o primeiro passo é escolher o valor, através das oportunidades enxergadas no marketing, pesquisas, escolha do público-alvo e segmentação. É desenvolvido o produto através das necessidades do mercado e posteriormente vender para obtenção de lucro junto à satisfação do cliente.
São cinco etapas do processo de marketing:
Tempo zero para atender ao feedback do consumidos: verificação de falhas no produto para posterior melhorias.
Tempo zero para melhoria do produto: a empresa deve levar em conta as ideias recebidas de consumidores e funcionários para aprimoramento do produto o mais rápido possível.
Tempo zero de compra: a empresa deve controlar a demanda de estoque para redução de custos adotando o Just in Time com os fornecedores.
Tempo zero de ajuste de máquinas e linha de montagem: a empresa deverá manter uma manutenção semanalmente para que não haja imprevistos e interrompa a produção.
Zero defeito: os produtos devem ser produzidos com alta qualidade para eliminar falhar e defeitos, trazendo assim, satisfação aos consumidores.
ANÁLISE DAS OPORTUNIDADES DE MARKETING
Oportunidade de Marketing existe quando a empresa pode lucrar ao atender às necessidades dos consumidores de um determinado segmento. É uma área de necessidade e interesse do comprador, cuja satisfação dá à empresa uma alta probabilidade de obter um desempenho lucrativo.
A simples concorrência não constitui uma vantagem competitiva, ou seja, a empresa de melhor desempenho será aquela que gerar o maior valor