Marketing - processo de compra
Não obstante a compra seja realizada por uma empresa, em se tratando de um veículo, que não é adquirido com frequência e em grande quantidade, e levando-se em consideração o porte da empresa, que conta com três funcionários, o processo de compra aproxima-se ao modelo de compra individual, e não corporativo.
Nesse sentido, para aquisição do veículo em questão, são seguidas as seguintes etapas:
1. Reconhecimento do Problema: A funerária constata a necessidade de aquisição de um veículo – Rabecão.
2. Busca de Informações: A busca de informações para aquisição do veículo pode se dar a partir de fontes pessoais, com a análise de marcas já conhecidas no ramo funerário e de fontes comerciais, através da procura em sites de marcas especializadas na adaptação de veículos para carros fúnebres – rabecão, de visita às lojas em questão e procedendo-se à respectiva cotação dos preços dos veículos, bem como, através de pesquisa em anúncios especializados, a fim de se verificar se outras funerárias que adquirirão outros carros possuem interesse em vender seu antigo, caso esteja ainda em boas condições de uso.
3. Avaliação de Alternativas: a partir das informações obtidas, a empresa deve selecionar quais, dentre os veículos identificados, vão de encontro às suas necessidades. Deve-se levar em conta as especificações de motor, a necessidade de potência, os aspectos estéticos, a capacidade de peso e tamanho, para que estejam em conformidade com os caixões produzidos pela funerária, e o preço. Assim, é definido um número de opções para compra.
4. Decisão de Compra: A partir das opções estipuladas, que já devem ser adequadas às especificações buscadas, a funerária fará sua opção a partir de critérios que podem abarcar preço do veículo, custo de revisão e manutenção, forma mais flexível de pagamento, dentre outros.
5.