Processo de liderança e maturidade no processo
Artigo: Processo de Liderança e Maturidade no Processo
Objetivo do artigo é verificar se o processo de liderança promove relações maduras dentro do Grupo de Pesquisa em Práticas Interativas e Complementares - GPTIC do Projeto Amanhecer da UFSC e até que ponto as novas concepções de liderança contribuem para a promoção de relações maduras dentro do grupo.
Introdução
Dentro das organizações existe um processo de Perpetuação de imaturidade, processo que, segundo Sievers(1994), ocorre sob forma de uma cumplicidade inconsciente entre líderes e liderados.
Na versão dual de liderança, em que o líder é visto como herói, este acaba sendo continuamente deificado (transformado em deus), e sua contraparte – os seguidores – acabam sendo reificados (transformados em coisas), tornando-se objetos para consecução da visão daquele.
Na medida em que homens e mulheres não são maduros o suficiente, eles se sentem mais confortáveis em se fazerem dependentes, ensejando assim estrutura de liderança para suprir essa necessidade dependência.
A liderança ocorre no trabalho interdependente, e nas relações recíprocas e mútuas entre os diversos atores e elementos do sistema. 2. Dimensões da maturidade
O conceito de maturidade tem uma abrangência tal que envolve as diversas capacidades do indivíduo encarar sua realidade externa e interna, e sua capacidade de agir diante do