Processo de hominização
Existe uma ciência que se chama Paleontologia. Essa evidencia as leis gerais segundo as quais esta evolução se parece ter efetuado.
Os primatas são divididos em diversos grupos que entre eles há um antepassado em comum. Os grupos evoluem separadamente, tornando assim, uma especialização cada vez maior.
O aumento do volume cerebral é uma das características da evolução dos primatas. Assim como suas especialidades.
O ramo dos Antropomórficos se separa dos antropoides pelo final do terciario.
Alguns autores colocam esta separação numa fase do terciario bastante anterior.
Outros defendem a separação dos australantropos da linha que condiz ao homem.
A evolução climática e morfológica do planeta é um aspecto muito importante para poder contextualizar o processo de evolução do homem.
Há 40 milhões de anos grande parte da terra era coberta por florestas do tipo tropical. O clima era quente e húmido.
Os mamíferos consistiam principalmente em pequenas criaturas que, ao contrário dos répteis, podiam manter constante a temperatura do corpo.
O primeiro protótipo de macaco antropoide jpa estava formdo e evoluido há 35 milhões de anos. Os orgãos que apresentaram mais mudança foram os olhos e as mãos. A partir de uma pata com garras desenvolveu-se a mão com dedos capazes de se moverem independentemente uns dos outros e, mais tarde, com o polegar oponível.
Essa evolução dava uma melhor preensão; era útilna procura de alimentos e veio também servir com uma boa manipulação de ferramentas.
A visão evoluio no mesmo nível. Graças a dois olhos constantementes apontados para frente, permitia aos primatas uma boa percepção do mundo.
Com essa visível evolução dos olhos e mãos, os primatas se espalharam rapidamente pelas florestas tropicais.
Contudo, as modificações geográficas provocadas pela separação dos continentes fez com que estes