Hominização
Resolução da ficha nº 1
Exercício 1:
Hominização – é um processo biológico evolutivo através do qual o Homem (Homo Sapiens) se distingue, progressivamente, através de mutações e seleção natural, das espécies que descende. Esta evolução ocorre tanto a nível físico como a nível intelectual. A evolução dos primatas caracteriza-se por um aumento do volume cerebral e pelo desenvolvimento das respectivas faculdades (sendo uma delas a linguagem, a distinção do polegar e a verticalidade).
Todas estas modificações se devem à evolução climática e morfológica do planeta.
Economia recolectora – é o nome dado ao tipo de economia do homem primitivo, que se limitava a colher e a recolher, para a sua sobrevivência, aquilo que a Natureza lhe oferecia. Recolhia frutos, sementes, caçava, pescava, entre outras.
Economia de produção – O início deste tipo de economia dá-se no período neolítico. O homem abandona a posição de predador (ou recolector) para dominar as fontes de nutrição, pela domesticação de espécies animais e vegetais. Neste âmbito são introduzidas/desenvolvidas novas técnicas de trabalho (ex.: cerâmica) e o começo da ocupação de territórios através da construção de casas e aldeias.
Nomadismo – é o modo de vida dos nómadas. Este estilo de vida é característico de pessoas que estão sempre a mudar de habitação ou ocupação. É também o estilo de vida dos primeiros Homens sobre a Terra, visto que, quando havia necessidade de alimento, eles, deslocavam-se à procura de melhores condições de vida. É característico da economia recolectora.
Sedentarismo – Vida inativa, sedentária. Contrária á vida nómada, estilo de vida visa a permanência num dado local. Tal tornou-se possível com novas técnicas agrícolas e pecuárias. Com isto, formaram-se vilas, cidades e outras comunidades.
Paleolítico – Período mais antigo da pré-história (corresponde ao início e à maior parte da Era Quaternária). Também designado por idade da