Maracuja
O maracujazeiro gosta de temperaturas altas e muita luz, com a necessidade de receber 12 horas de luminosidade por dia para florescer a uma carga expressiva. A umidade relativa do ar deve-se em torno de 60% é a mais favorável ao cultivo do maracujazeiro.
Para o cultivo do maracujazeiro o solo deve ser profundo (> 60 cm), bem drenados, ricos em matéria orgânica, de textura média e com relevo plano a ligeiramente inclinado, para que não haja encharcamento muito profundo.
O maracujá é uma fruta de origem tropical que ganhou grande importância entre os fruticultores brasileiros na última década e grande procura entre os consumidores, tanto industrializada quanto in natura
O cultivo em propriedades pequenas de agricultura familiar é o principal responsável, pela produção brasileira desse fruto. Apesar de existirem quase 500 espécies de maracujá, a principal parte da produção (mais de 95%) vem do maracujá-amarelo ou azedo, devido à qualidade dos frutos, preferência do consumidor, vigor, produtividade e rendimento em suco.
A implantação de pomares comerciais pode ser através de sementes. O critério para a seleção de frutos deve ser rigoroso. As plantas devem ser sadias, vigorosas e produtivas; frutas com alto teor de polpa acima de 30%, com alta acidez e cavidade interna do fruto grande.
Para se obter as sementes para o plantio deve-se primeiro cortar os frutos que foram selecionados, e retirar a polpa do fruto e colocar em recipiente que possa ser lacrado para que possa fermentar, após três ou quatro dias e feito a lavagem das sementes em água corrente sobre uma peneira, a polpa e qualquer outra