processo de formação das palavras
CAMPUS BARRA DO GARÇAS
TRABALHO DE PORTUGUÊS
DANIELLY ARAÚJO VILELA
NATÁLIA EVELYN ALVES CASTRO
BARRA DO GARÇAS 2013-10-07
INTRODUÇÃO
Neste trabalho nós iremos falar sobre os termos ligados ao verbo. Existem alguns termos que ligam os verbos, podendo completar o sentido de um verbo ou indicar um circunstancia, são eles: Objeto direto, objeto indireto e adjunto adverbial.
DESENVOLVIMENTO
Objeto direto
- vem sempre associado a um verbo transitivo;
- liga-se ao verbo sem preposição, exigida por este;
- indica o paciente, o alvo ou o elemento sobre o qual recai a ação verbal.
Objeto indireto
- vem sempre associado a verbo transitivo;
- liga-se ao verbo através de preposição exigida por este; - indica o paciente ou o destinatário da ação verbal.
Adjunto adverbial
É o termo da oração que indica uma circunstância (dando ideia de tempo, lugar, modo, causa, finalidade, etc.). O adjunto adverbial é o termo que modifica o sentido de um verbo, de um adjetivo ou de um advérbio. Observe as frases abaixo: Eles se respeitam muito.
Seu projeto é muito interessante.
O time jogou muito mal.
Nessas três orações, muito é adjunto adverbial de intensidade. No primeiro caso, intensifica a forma verbal respeitam, que é núcleo do predicado verbal. No segundo, intensifica o adjetivo interessante, que é o núcleo do predicativo do sujeito. Na terceira oração, muito intensifica o advérbio mal, que é o núcleo do adjunto adverbial de modo. Veja o exemplo abaixo:
Amanhã voltarei de bicicleta àquela velha praça.
Os termos em destaque estão indicando as seguintes circunstâncias: amanhã indica tempo; de bicicleta indica meio; àquela velha praça indica lugar. Sabendo que a classificação do adjunto adverbial se relaciona com a circunstância por ele expressa, os termos acima podem ser classificados,